A q u í f e r o s
Aquífero é uma estrutura geológica constituída por rochas permeáveis e porosas, que possibilitam o armazenamento de água.
Estas estruturas são muito rentáveis em termos económicos porque permitem uma fácil extracção da água.
Estas formações geológicas podem apresentar comportamentos e características distintas.
Existem dois tipos de aquíferos:
Aquífero livre- que é demarcado por uma camada permeável (acima do nível freático) e por uma camada impermeável. Deste modo a pressão que a água exerce no nível freático é igual à pressão atmosférica.
Aquífero confinado ou cativo - que é delimitado por duas camadas impermeáveis. Assim, a entrada de água no aquífero é feita, não por cima, mas lateralmente às camadas impermeáveis. Logo, a pressão exercida pela água na superfície do aquífero vai ser maior que a exercida pela atmosfera.
Outras formações geológicas que contêm águas subterrêneas:
Aquitardo – formação geológica, impermeável, que permite a acumulação de água em falhas e a sua extracção só ocorre quando o furo se localiza sobre a falha.
Aquicluso – formação geológica que armazena água, mas não a liberta.
Reflexão pessoal: Um aquífero é uma unidade geológica que contém água e que pode ceder em quantidades economicamente aproveitáveis.Também deve constituir uma unidade natural de funcionamente, cujo comportamento seja susceptível de ser simulado através de modelos numéricos, com o objectivo de apoiar tarefas de gestão, tanto qualitativa com quantitativa.
Bibliografia:
http://hidrogeologia.no.sapo.pt/aquiferos.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário