O mundo visto de outra maneira

O mundo visto de outra maneira

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aquíferos

A q u í f e r o s


Aquífero é uma estrutura geológica constituída por rochas permeáveis e porosas, que possibilitam o armazenamento de água.
Estas estruturas são muito rentáveis em termos económicos porque permitem uma fácil extracção da água.

Estas formações geológicas podem apresentar comportamentos e características distintas.




Existem dois tipos de aquíferos:



Aquífero livre- que é demarcado por uma camada permeável (acima do nível freático) e por uma camada impermeável. Deste modo a pressão que a água exerce no nível freático é igual à pressão atmosférica.



Aquífero confinado ou cativo - que é delimitado por duas camadas impermeáveis. Assim, a entrada de água no aquífero é feita, não por cima, mas lateralmente às camadas impermeáveis. Logo, a pressão exercida pela água na superfície do aquífero vai ser maior que a exercida pela atmosfera.




Outras formações geológicas que contêm águas subterrêneas:



Aquitardo – formação geológica, impermeável, que permite a acumulação de água em falhas e a sua extracção só ocorre quando o furo se localiza sobre a falha.







Aquicluso – formação geológica que armazena água, mas não a liberta.







Reflexão pessoal: Um aquífero é uma unidade geológica que contém água e que pode ceder em quantidades economicamente aproveitáveis.Também deve constituir uma unidade natural de funcionamente, cujo comportamento seja susceptível de ser simulado através de modelos numéricos, com o objectivo de apoiar tarefas de gestão, tanto qualitativa com quantitativa.



Bibliografia:

http://hidrogeologia.no.sapo.pt/aquiferos.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário