O mundo visto de outra maneira

O mundo visto de outra maneira

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Células Estaminais

O que são células estaminais?


São células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação".
Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo - cérebro, ossos, coração, músculos, pele, etc.


Como se faz?
Os cientistas esperam substituir as células danificadas do cérebro ou do corpo através da utilização de uma técnica de transplante de células estaminais.
As células estaminais poderiam ser provenientes de embriões, de embriões clonados e talvez mesmo de adultos. Um embrião clonado a partir de células do doente teria a vantagem de ter o mesmo ADN. Assim, o risco de rejeição seria muitíssimo menor.


O que é legal?
A utilização de embriões humanos para outro fim que não seja o de produzir um bebé é altamente controversa. Para algumas pessoas, a eliminação de um embrião humano de modo a fornecer a cura para uma doença é absolutamente inaceitável. Para outras pessoas, esse facto é aceitável se o embrião for muito recente e a doença for bastante grave.
De modo a elaborar uma lei que proíba ou permita a utilização de embriões na investigação médica, os legisladores devem discutir estes assuntos com cientistas, líderes religiosos, especialistas em bioética, grupos de pressão e outros elementos da sociedade civil.
A variedade cultural e histórica existente na Europa fez com que cada país tenha elaborado leis diferentes sobre a utilização de embriões. Em alguns casos, o que é legal num país é proibido noutro.


Favor e contra
Os cientistas esperam que as células estaminais humanas possam abrir caminho a novos tratamentos para doenças que de outra forma seriam incuráveis, tais como a doença de Parkinson, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, paralisia, acidentes vasculares cerebrais e a diabetes.
Actualmente, as células estaminais são retiradas de embriões humanos apenas alguns dias após a fertilização. Nesta fase, o embrião mede cerca de um quarto do tamanho de uma cabeça de alfinete.
A utilização de um embrião provoca problemas éticos. Os cientistas esperam poder utilizar, no futuro, células estaminais retiradas de adultos, depois do devido consentimento.



É correcto utilizar um embrião como uma
"fábrica" de células
estaminais?

Para alguns, um embrião recente é apenas uma bola de células sem quaisquer características humanas formadas, passível de investigação médica. Para outros, a investigação com embriões é inaceitável porque consideram o embrião um humano tão completo como um bebé ou um adulto.


http://www.bionetonline.org/portugues/Content/sc_eth.htm





Reflexão sobre células estaminais

 O destino das células estaminais ainda não foi decidido. As células estaminais podem
transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação" Por exemplo, as doenças de Parkinson e Alzheimer resultam de lesões em grupos de determinadas células no cérebro. Contudo, é provável que as células estaminais dos embriões apresentem, entretanto, as perspectivas mais imediatas para novos tratamentos e curas. Na nossa opinião as células estaminais ainda tem muito para resolver, nos vamos dar como exemplo uma doença que afecta milhares de portugueses, temos então o Alzheimer que e uma doença que deixa as pessoas esquecidas, isto acontece devido as lesões em determinados grupos das células. Esta doença esta muito mal tratada e os doutores ainda não tem cura total para ela apesar disso os medicamentos são muito caros. Mas achamos que com o avanço da tecnologia os cientistas e doutores consigam encontrar a cura para estas doenças.



Adaptado de :

http://www.bionetonline.org/portugues/Content/sc_eth.htm




Sem comentários:

Enviar um comentário