O mundo visto de outra maneira

O mundo visto de outra maneira

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Energia Geotérmica




Energia geotérmica


A energia geotérmica resulta do calor proveniente do interior da Terra que, devido a fenómenos vulcânicos recentes, à radioactividade natural das rochas e à elevação do manto, pode ser aproveitado para a produção de energia. Esta energia pode ser recuperada directamente de um fluido gasoso ou líquido ou, caso não exista fluido, através da injecção de água em maciços rochosos profundos.

Existem dois tipos de geotermia: geotermia de baixa temperatura - se a temperatura do fluido é inferior a 150ºC; e geotermia de alta temperatura - se a temperatura do fluido é superior a 150ºC.



A ocorrência da geotermia de baixa temperatura está relacionada com a existência de acidentes tectónicos, como, por exemplo, falhas. Encontra-se associada a águas termais, ou seja, águas de origem subterrânea com uma temperatura superior em, pelo menos, 4 ºC do que a temperatura média do ar de uma região. Em Portugal, as águas termais nunca excedem os 80 ºC e as suas temperaturas mais comuns variam entre os 20 e os 40 ºC. O aproveitamento da geotermia de baixa temperatura é feito em estâncias termais, quer para utilizações terapêuticas quer para aquecimento de piscinas e águas de hotéis. Pode, ainda, ser aplicada na agricultura, na piscicultura e em alguns processos industriais.

A geotermia de alta temperatura poderá ser utilizada para a produção de electricidade e posterior aproveitamento térmico. Nos Açores, na ilha de S. Miguel, existe uma central geotérmica de alta temperatura de produção de energia eléctrica. Esta central terá uma capacidade instalada de 12 mil KW, estando já instalados e em exploração cerca de 5 mil KW. O aproveitamento da energia geotérmica de alta temperatura representa cerca de 50 a 60% da electricidade consumida na ilha de S. Miguel.








A existência de um recurso geotérmico normalmente dispõe de 4 pré-requisitos fundamentais:


• Uma fonte de calor (corpo magmático ou simplesmente rochas quentes);

• Um fluido transportador (água);

• Um reservatório (sequência de rochas permeáveis);

• Uma formação geológica impermeável e isolante de cobertura.



fonte: http://maisbiogeologia.blogspot.com/search/label/Recursos%20renov%C3%A1veis%3B%20Recursos%20n%C3%A3o%20renov%C3%A1veis

Sem comentários:

Enviar um comentário