O mundo visto de outra maneira

O mundo visto de outra maneira

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Genoma Humano

O genoma humano é o código genético humano. Neste material genético está contido toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas células. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, por sua vez, contém genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem sempre aos pares – adenina com timina e citosina com guanina.


Projecto genoma


Iniciado em 1989, o Projecto Genoma Humano (PGH) pretende descobrir a localização dos cerca de trinta a quarenta mil genes humano, nos 23 pares de cromossomas, ou seja, fazer a sua cartografia. Além disso, ambiciona conhecer a sua composição, tendo como objectivo último ordenar os cerca de 3,2 mil milhões de bases químicas que compõem todo o nosso ADN, ou seja, o genoma.

Este projecto foi lançado por uma sociedade pública internacional financiada por dinheiros públicos e com o trabalho a ser feito por universidades e grupos de investigação governamentais dos EUA e de vários países, como o Reino Unido, França, Alemanha e o Japão e, dirigida pelo norte-americano James Watson, prémio Nobel da fisiologia e da medicina em 1962. Este em conjunto com Francis Crick e Maurice Wilkins, identificaram a estrutura em dupla hélice do ADN. Em 1993, o projecto passa a ser dirigido pelo investigador Francis Collins.

 
 
Para que serve?


A utilidade mais evidente e imediata para o genoma humano é a de permitir conhecer as causas da maioria das doenças. O seu conhecimento poderá permitir diagnosticar e curar muitas delas, assim prever os potenciais riscos das mesmas ocorrem em certas   pessoas.


Bibliografia
http://images.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh13Jw2YqyQtt7Btj0I9eLZlq6Wp9z-FBFjzWeVvKNjcVfOECK3vnThPjS2HHndwpF4ubn6d0xP2_yoElpf8_4u-AGAPYYkc965h4lAAhKLTpmSvteDnKrViYetnQ2FovxwcjXuTjDvW5Cv/s400/dna_infograph1.png&imgrefurl=http://einsteins43.blogspot.com/2009/01/genoma-humano.html&usg=__pAbDD_H8yoz6bw8G4p0awzDb0cQ=&h=320&w=306&sz=111&hl=pt-PT&start=6&um=1&tbnid=VTMCgQEsbvM5bM:&tbnh=118&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dgenoma%2Bhumano%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Dactive%26rlz%3D1R2ADSA_pt-PTPT340%26sa%3DN%26um%3D1



Reflexão:
O genoma humano, num sentido simbólico, é a herança da humanidade. Todos têm o direito por sua dignidade e seus direitos humanos, independentemente de suas características genéticas. Essa dignidade faz com que seja imperativo não reduzir os indivíduos a suas características genéticas e respeitar sua singularidade e diversidade. O genoma humano, que evolui por sua própria natureza, é sujeito a mutações. Ele contém potencialidades que são expressas de maneira diferente segundo o ambiente natural e social de cada indivíduo, incluindo o estado de saúde do indivíduo, suas condições de vida, nutrição e educação.














Mutações Genéticas favorecem simbiose




Estudo mostra que mutações genéticas favorecem relações de ajuda mútua entre bactérias de um biofilme.



Pesquisadores dinamarqueses e neozelandeses testemunharam a formação das relações de ajuda mútua numa comunidade de bactérias. Para entender como essas complexas intereções se tornam mais estáveis à medida que as relações entre as espécies evoluem, a equipe de Paul Rainey, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), estudou um modelo simplificado de comunidade com apenas duas espécies. Os autores relatam que, ao formar um biofilme, as bactérias Acinetobacter e Pseudomonas putida conseguem aproveitar nutrientes escassos de uma maneira muito mais eficiente do que se trabalhassem de forma isolada. A explicação para essa interacção está em pequenas mutações genéticas que fazem com que uma espécie se adapte à presença da outra. No caso estudado, a Acinetobacter converte o alimento fornecido pelos pesquisadores – álcool benzílico – em um composto que a P. putida consegue aproveitar. Dessa forma, ambas as espécies podem viver com uma quantidade total de alimento menor.

Fontes:

Evolution of species interactions in a biofilm community. Hansen et al. Nature (1 February 2007)

Os biofilmes são comunidades biológicos com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais

Sem comentários:

Enviar um comentário