O mundo visto de outra maneira

O mundo visto de outra maneira

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Gimnospérmicas

Gimnospérmica
Um dos eventos chave da evolução vegetal terá sido, sem dúvida, o surgimento de vasos condutores, uma característica que permitiu a conquista do meio terrestre.

Devido às suas adaptações ao meio terrestre, as traqueófitas são dominantes neste habitat, existindo actualmente 250000 espécies. Acrescentam-se ainda várias divisões extintas de plantas vasculares.

Caracterização
Esta divisão pertencem as plantas vasculares. A sua grande maioria é terrestre mas algumas podem vivem em zonas alagadas.


Estas plantas, as mais evoluídas na Terra, apresentam elevada diferenciação tecidular, originando órgãos como caules, raízes e folhas. Os tecidos vasculares transportam água e alimento a toda planta.

* Têm raiz, caule, folhas, sementes;


* Não apresentam frutos;

* Podem existir plantas que são femininas e masculinas ao mesmo tempo, chamadas de monóicas (Pinus sp.), e as que têm sexos separados, que são chamadas de dióicas (araucárias);

* Apresentam vasos condutores;

* As suas sementes são nuas.

 
ex:
(a pinha)

                                                         .:. Nas Gimnospermas, a pinha é órgão reprodutor onde são formados os micrósporos (Pólen) e os megásporos (célula-mãe do óvulo), diferenciando-se em espécie por tamanho, que no caso de estróbilo feminino são maiores em relação aos estróbilos masculinos. É errado, porém, afirmar que a pinha é o fruto, já que essa espécie de vegetal produz sementes "nuas" (Gimno = nuas; Spermas = semente), não protegidas por fruto, característica essa típica das angiospermas, os
pinhões.
.:.Tal como nas restantes espermatófitas, os estróbilos são ramos modificados, em cujas folhas se diferenciaram em órgãos reprodutores. Neste caso, ao contrário das flores das angiospérmicas, não se encontram estames ou carpelos, mas apenas escamas organizadas em hélice à volta do eixo. As escamas ou folhas masculinas, que produzem o pólen chamam-se microsporófilos e as femininas, que produzem os óvulos, chamam-se megasporófilos.


.:. O cone masculino ou microstróbilo tem uma estrutura semelhante em todas as coníferas, diferindo apenas na organização das escamas. Na página abaxial de cada microsporófilo encontram-se um ou vários microsporângios, que são os equivalentes às anteras das plantas que produzem flores, onde se forma o pólen.


.:. O feminino - o megastróbilo - que produz os óvulos que, depois de fertilizadas se tornarão sementes, apresenta formas diferentes nas várias famílias de coníferas.



Cone Feminino                                                         Cone Masculino                



     Escamas ovulíferas


 
Reprodução sexuada em Gimnospérmicas
 
 -_- Suas flores resistentes (estróbilos) são pilhas de folhas (esporófilos) em forma de escamas (pinhas), produtoras de esporos.  


-_- Os estames, ou escamas masculinas, formam os micrósporos, que sofre inúmeras meioses até gerar o pólen. A folha fértil feminina denomina-se megasporófilo e forma o megásporo, que sofre inúmeras meioses até formar o óvulo, que contém duas oosferas. Geralmente, o pólen é transportado pelo vento (anemofilia) e, em raros casos, por insectos (entomofilia).

-_- Quando atinge as escamas dos estróbilos femininos, ocorre a fecundação, dando origem a uma semente (pinhão) com um embrião e um endosperma.

-_- Na maioria das espécies, as estruturas masculinas e as femininas coexistem na mesma planta, mas em lugares diferentes. As masculinas ficam mais próximas ao solo, e as femininas mais acima, para evitar a auto-fecundação, possibilitando melhor variabilidade genética. Os gâmetas masculinos são flagelados permitindo uma maior mobilidade e uma menor dependência de água para a reprodução. O ciclo de vida das Gimnospérmicas é haplodiplonte. Contudo, a fase gametofíta atinge o máximo de redução, não se verificando a alternância típica de geração, pois não se formam indivíduos haplóides bem caracterizados como as plantas.



...ao microscópio



Gametófito feminino de pinheiro                                              










Corte transversal numa agulha de pinheiro










                                        
---

Cone masculino com sacos
polínicos de pinheiro                                         Grão de pólen de pinheiro
                                              

















Bibliografia:
http://curlygirl.no.sapo.pt/traqueofitas.htm

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.biorede.pt/resources/8534.jpg&imgrefurl=http://www.biorede.pt/images.asp%3Fid%3D90&usg=__GRaehKVh4j2eCB5OV9Q91Ec8L0c=&h=248&w=330&sz=86&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=jThq6i45kYpZYM:&tbnh=89&tbnw=119&prev=/images%3Fq%3DCones%2Bfemininos%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Dactive%26rlz%3D1R2ADSA_pt-PTPT340%26sa%3DN%26um%3D1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinha#Cones_femininos_das_fam.C3.ADlias_de_con.C3.ADferas

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bc/PinusSylvestris.jpg/220px-PinusSylvestris.jpg&imgrefurl=http://www.estudosobre.com/Gimnosp%25C3%25A9rmicas&usg=__VCcj8LJmbEULQOS0Ta3-uGCW874=&h=421&w=220&sz=37&hl=pt-PT&start=4&um=1&tbnid=zEjbmJZ63WZdzM:&tbnh=125&tbnw=65&prev=/images%3Fq%3Dreprodu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bsexuada%2Bem%2Bgimnosp%25C3%25A9rmicas%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Dactive%26rlz%3D1R2ADSA_pt-PTPT340%26sa%3DN%26um%3D1

http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=114%3Adiapositivos-de-reproducao-nos-seres-vivos&catid=29%3Areproducao&Itemid=94

Evolucionismo

http://www.slideshare.net/nunocorreia/ppt-22-rumo-ao-evolucionismo